quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Missão Berlim

Atenção a todos os Benfiquistas diabéticos. Amanhã é dia de comer as saborosos bolas de Berlim. O Glorioso enfrentará manhã um adversário que a exemplo da lagartagem, apenas tem a liga europa como único objectivo numa época totalmente desastrosa. Naturalmente que o Herta necessita de lutar pela manutenção na primeira Liga do seu país, no entanto é de esperar que os seus jogadores dêem tudo por tudo numa prova que começa a ter uma visibilidade interessante e com prémios (bem inferiores aos da Champions) de aproveitar, em especial para um clube em dificuldades financeiras como o Herta neste momento. Jogamos amanhã, ás 21 em Berlim, e descansamos no sofá para o fim de semana, assistindo ao encontro entre os corruptos mor e os seus aprendizes.

A prioridade continua a ser a Liga Nacional, mas dada a qualidade do plantel encarnado, e as soluções ás ordens do treinador Jesus, o Glorioso pode pensar em fazer um brilharete nesta competição. Falar em ganhar como já ocorre em alguns blogs ainda é um pouco exagerado, no entanto, pensar em ir o mais longe possível, olhando todos os adversários olhos nos olhos parece ao alcance do Benfica deste ano.

O Herta está longe de ser um grande europeu, e ainda por cima atravessa um mau momento, com bastantes dificuldades internas. Por isso mesmo a humildade e concentração serão as palavras chaves desta eliminatória. Fazendo uso desses dois itens, penso que a arte dos nossos jogadores, nem superior à Alemã, chegará para fazer o resto, e garantir um lugar nos oitavos de final da Liga Europa.

Este Herta já defrontou este ano as osgas por duas vezes, vencendo e perdendo os respectivos encontros pelo mesmo resultado, logo isso diz da sua capacidade. Contudo, é perigoso subestimar um adversário apenas pela sua condição interna, podendo superar-se em competições europeias, onde não tem nada a perder, e tudo o que vier é lucro.

Penso que o GLORIOSO não terá necessidade de se apresentar ao nível daquele que cilindrou o Everton na fase de grupos, mas necessita de ser bem melhor do que aquela equipa que Quique apresentou em Berlim à duas temporadas. Já à época ficou o amargo de boca de um empate que bem poderia ter sido uma vitória, clara. Época essa que veio a confirmar um péssimo Benfica na Europa, sendo eliminado em conjunto com o Herta na fase de grupos.

Por isso amanhã, acima de tudo é para ganhar. Não se exige grandes vitórias, nem um resultado que deixe antever uma segunda mão descansada. No entanto a vitória deve estar na nossa mente, seja ela pelo resultado mínimo ou não. Perder é que é inconcebível, para uma equipa do calibre do Glorioso esta temporada. Cobrança, sim, é verdade. A culpa é dos jogadores que nos obrigam a isso com os resultados alcançados até ao momento.

ps. Na Luz no último Sábado ouviu-se um ou outro assobio aos nossos atletas. Ou das duas uma, ou são parvos ou burros. Quem quiser ir à Luz para assobiar um jogador nosso faça um grande favor a todos os Benfiquistas. Guarde o dinheiro do bilhete e vá ao cinema com a família ou mesmo sozinho.

1 comentário: