quinta-feira, fevereiro 04, 2010

António Salvador - toma a resposta!

Chihuahua

O chihuahua, talvez atiçado pelo dono que lhe segura a trela, voltou a latir. São daqueles latidos típicos de um cão que, à primeira vista, até parece uma ratazana: esganiçados e ridículos. Mas apesar do seu ridículo, não deixa de me encher de satisfação a confirmação do quanto parece incomodar a gente dessa laia o simples facto do nome do Benfica aparecer no topo da tabela. Mesmo sabendo que estamos lá porque temos um jogo a mais, continua a incomodá-los. Não sei porquê: basta que ganhem o jogo que têm em atraso. Talvez não precisem de antecipar jogos para serem primeiros. Basta-lhes vender a alma do clube a outros, instigar um clima de guerra antibenfiquista numa cidade que é e sempre foi um bastião de benfiquismo no norte, e ladrar e fazer piruetas sempre que ordenados a fazê-lo. É simples e eficaz.

E depois, de que se queixa o chihuahua? Qual é a justiça que ele deseja? Por acaso os arruaceiros que jogam no seu clube foram castigados sem razão? Será que as imagens não mostram o Ney e o Mossoró, quais animais raivosos, a agredirem cobardemente o Cardozo? Ou o Vandinho a tentar agredir o Raúl José? Ou o Eduardo a correr metade do campo desvairado para tentar molhar a sopa? Se injustiças houve neste processo, posso recordar duas: primeiro, o Alan também deveria ter sido suspenso, já que toda a gente viu as imagens que o mostram, no final do jogo, a agredir o Ramires no centro do relvado; e segundo, o Cardozo, melhor marcador destacado da Liga e peça fundamental do Benfica, foi expulso ao intervalo pelo inefável Jorge Sousa (o mais perigoso adversário que já defrontámos este ano, e que mais uma vez, em jeito de bombeiro, foi chamado à pressa para tentar meter um travão a uma eventual fuga do Benfica na frente da classificação), estendendo uma passadeira vermelha para a vitória do clube do chihuahua nesse jogo, e ainda cumpriu dois jogos de castigo (um deles, só por acaso, foi aquele que nos custou a eliminação da Taça de Portugal pelo Guimarães) por não ter feito absolutamente nada.

Queixa-se do timing dos castigos? Qual seria o timing correcto? Depois da Liga acabar? Numa altura em que os castigos abrangessem a visita da sua equipa ao Estádio da Luz, para poder vitimizar-se mais? O que o chihuahua se calhar quer é ver se desvia as atenções do facto de ontem ter ficado pelo caminho na Taça de Portugal, eliminado pelo Rio Ave em casa. Provavelmente a culpa é do Benfica, conforme a corrente que uma corja de invejosos e aziados defendem agora. Tudo o que corre mal, é culpa do Benfica. Os jogadores do clube do chihuahua, visivelmente alterados (vá-se lá saber o que é que tomaram nesse dia ao pequeno-almoço; deve-lhes ter estragado o dia) apesar de estarem a vencer ao intervalo, desatam a agredir jogadores e staff do Benfica: a culpa é do Benfica. Os jogadores andrades desatam ao murro e ao pontapé aos stewards, apanhando pelo caminho portas de balneários e mangas de túneis: a culpa é do Benfica. Um árbitro toma uma má decisão: a culpa é do público adepto ao Benfica, que comparece em massa aos jogos e assim condiciona as decisões dos árbitros. O sportém descobre finalmente que tem uma equipa medíocre e uma massa associativa desligada do clube, entrando em depressão: a culpa é do Benfica, que não tem nada que andar a ganhar jogos a torto e a direito.

O único facto concreto é: houve jogadores do clube do chihuahua que cometeram agressões, e foram justamente punidos por tais actos. Entretanto ontem voltámos a vencer tranquilamente, estamos neste momento no topo da tabela, onde tencionamos manter-nos até final, e temos mais do dobro dos golos marcados do que o clube do chihuahua. O resto não passa de uma ratazana a tentar ladrar como um cão grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário