quarta-feira, julho 07, 2010

Eu sou apoiante de Cardozo

Não sei porquê, mas a massa adepta encarnada nunca gostou muito dos seus goleadores. Desde lentos, a que não sujam os calções, a toscos, entre outros "rótulos", os goleadores da Luz sempre foram mal amados. Penso que este é um belo sindroma a ser estudado pelos peritos da bola, mas que ele ocorre é uma verdade indesmentível. E Oscar Cardozo é mais um vítima da exigência do terceiro anel da Luz.

O homem é acusado de tudo, desde lento, a que não corre, a que falha penaltys (esta parte é verdade), tudo serve para muitos afirmarem desgostarem de Cardozo. O ridículo chega ao ponto de ouvir muitos benfiquistas elogiarem um jogador do maior rival, afirmam: "Com Falcão é que era!". Pois meus caros, isto é do mais ridículo que há.


Para mim, Oscar "Tacuara" Cardozo é nada menos, nada mais, que um grande goleador, que à muitos anos não via um deste calibre vestir o manto sagrado, e que deve ser acarinhado, valorizado e apoiado pelas bancadas da Luz. Não posso escrever que Cardozo não falhou em alguns momentos delicados, como na época passada com o síndroma dos penaltys, onde de um momento para o outro "Tacuara" começou a falhar naquilo que era uma das suas especialidades. Mas mesmo assim Cardozo merece o perdão, e merece ser congratulado.

Besta recordar à quantos anos o GLORIOSO não tinha o melhor marcador do Campeonato? Muitos mesmo, demais para um clube como o nosso. Os números do Paraguaio falam por si, e isso, ninguém pode apontar nada ao Goleador. Cardozo em 126 jogos com o manto sagrado marcou 77 golos, ou seja, uma média superior a meio golo por jogo. A estatística é dividida da seguinte forma:

Liga: 84J/56G
Taça: 7J/5G
Taça da Liga: 9J/2G
Europa: 27J/14G

E num dado ainda mais convincente e curioso, estas estatísticas têm vinda subir, demonstrando que quanto mais adaptado ao clube os números de Cardozo tem vindo a melhorar. Ou seja, Cardozo é um matador e ninguém pode dizer o contrário.

No entanto muitos, mas mesmos muitos, inclusive na blogosfera, são aqueles que não gostam do n.º 7 encarnado, afirmando que é lento, estático, e que não se entrega. Sim, o homem não é um velocista, mas cumpre a sua tarefa, que é qual? Fazer golos. E como é que se ganham jogos e títulos? Com golos. Pois, uma equação muito simples e fácil de ser feita.

Em várias tertúlias tenho defendido uma tese algo curiosa sobre Cardozo. Este sofre do síndroma Jardel? Ou seja, Jardel, o que jogou nos nossos rivais, foi um grande goleador, podendo afirmar que se tratou de um fenómeno que passou pelo nosso campeonato. Muitos foram os que viram com mágoa o facto do brasileiro nunca ter vestido a camisola do GLORIOSO, e talvez ainda sejam muitos aqueles que pensam que um goleador tem de apresentar os seus números. Mas como escrevi, Jardel foi um pequeno fenómeno que surge de vários em vários anos. Não à um jogador igual. O nosso Cardozo, pode não apresentar os seus números, mas é um goleador. O goleador que o BENFICA não tinha à anos, e que tem. Por isso é um dos nossos, é uma estrela.

FORÇA CARDOZO.

Sem comentários:

Enviar um comentário