quinta-feira, abril 08, 2010

Liga Europa - Sem pressões!

O BENFICA entra hoje em campo no mítico Anfield em Liverpool sem qualquer pressão. A pressão está guardada apenas para terça feira no grande derby Português entre o GLORIOSO e a equipa do Lumiar. Ai sim, temos de ganhar, cimentar a liderança e ficar a 7 pontos do ambicionado 32.º título da história do clube. Esse é o principal objectivo da época, tudo o resto são bónus, recebidos e ostentados com orgulho.

Infelizmente nos últimos anos as conquistas do GLORIOSO têm ficado aquém da grandeza e da história do clube. Nos últimos 20 anos conquistámos apenas três títulos de Campeão Nacional, Três Taças de Portugal, Duas Taças da Liga e uma Supertaça, ou seja, muito pouco para um clube tão rico em termos de palmarés. Por isso mesmo à que vencer, e acima de tudo, vencer bem consolidando uma posição. E é o que o BENFICA está a fazer esta temporada, independentemente de opiniões exteriores que tentam desvalorizar esse facto. O SLB tem espalhado charme pelos campos nacionais e internacionais, feito uma campanha muito boa a nível interno e externo, e prepara-se para conquistar um título ambicionado por todos. Mas para isso necessita de pelo menos obter mais quatro vitórias nos cinco jogos que faltam (isto se não houver como aguardo uma ou outra escorregadela do adversário mais directo).

Por isso como afirmei o objectivo principal é o título da Liga, o restante um bónus, como foi a conquista da Taça da Liga, e a campanha até ao momento na Liga Europa. Naturalmente que ambas trazem prestígio e honra ao clube, como foi a conquista da Taça da Liga. Além de manter o SLB como o único clube nacional que venceu todas as provas oficiais disputadas a nível interno, associou essa conquista a uma vitória sobre um rival histórico, e cilindrou nas meias finais o eterno rival, humilhando-o na sua casa, para alimento do ego dos adeptos.

Já na Liga Europa estava em causa uma histórica imagem que tem andado perdida, apenas relembrada esporadicamente com algumas boas campanhas, como foram os quartos de final da Taça Uefa em 2006/7 e da Champions League em 2005/6. Este ano conseguimos além de obter uma boa campanha (até aqui), recuperar a imagem Europeia do clube, com goleadas e bom futebol, além de vitórias épicas (Marselha) e sobre colossos Europeus (Liverpool 1.ª mão). Logo, tudo a mais são bónus. Não é falta de ambição, que ela tem de estar sempre presente, é sim apenas suavizar qualquer cenário. Se vencermos, os jogadores serão recebidos em ombros, se perderem .... igualmente, porque simplesmente merecem. Têm conseguido ultrapassar vários obstáculos, ser heróis e dignificar a camisola.

Logo é para vencer.

Sem comentários:

Enviar um comentário