Foi hoje conhecido o relatório da Deloite sobre as receitas globais dos clubes de futebol. Mais uma vez a lista liderada por Real Madrid é totalmente dominada pelos clubes do chamado Top-5 das Ligas Europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França).
O Real Madrid atinge um patamar histórico com receitas globais acima dos 500 milhões de euros. Logo atrás aparecem Barcelona e MUnited, dominadores dos últimos anos nesta lista de milionários.
Sem me alongar muito podemos realçar alguns dados bem curiosos:
Os clubes Ingleses beneficiam de receitas de tv globalmente bem mais favoráveis, mas nessa área Real e Barcelona jogam num campeonato paralelo de todos os outros com receitas astronómicas. Só o Real arrecadou quase 200 milhões (!!) em tv, enquanto que por exemplo Bayer Munique ficou-se pelos 81 (!), valores mais baixos que alguns clubes italianos e franceses (o Nápoles recebe mais por exemplo).
Agora vendo a nossa realidade e o SLB ficou num honroso 22.º na lista de clubes que mais faturou em 2012 com um total de 111.1 milhões de euros. Para isto muito contribuiu a boa campanha da Champions no ano passado com a chegada aos quartos de final. Mas coloca-se uma questão, onde estaria o SLB com 40 milhões de receita anual de TV!! No top-20 sem qualquer dúvida. Vamos a contas.
O SLB recebe neste momento cerca de 8/9 milhões por época pelos direitos de TV. Ridículo!!! Dos 111 milhões, retirando os 9 milhões ficamos com 102 milhões (impressionante). Se a estes somarmos os tais 40 milhões teria receitas de quase 142 milhões, o que colocaria o SLB à porta do Top-15 da lista de clubes (o Nápoles tem 148 milhões estando em 15.º). Seria o único clube fora do Top-5 das Ligas Europeias no Top-20 de receitas, o que mostra bem o impacto mediático do SLB em termos de peso internacional. Se a isto somarmos algumas receitas que podem ser potencializadas, como Naming do Estádio e merchandising podíamos ter o SLB a obter receitas de primeira linha (sempre muito longe do Top-10 onde se joga em valores acima dos 200 milhões ano!!
Sem comentários:
Enviar um comentário